Chá com poesia

Quando pensamos em uma boa educação, precisamos pensar em atuar com intencionalidade. Ou seja, podemos escolher nossas ações tendo em vista  o que queremos estimular  em nossos  filhos e oferecer  situações concretas para que eles exercitem bons hábitos.  Esses serão fundamentais na aquisição das virtudes e no fortalecimento da personalidade.

 

Pais que se dão ao trabalho de estabelecer os padrões de comportamento e encaminhar a criança de modo a vivenciar o que é bom, terão dias mais tranquilos, desfrutarão melhor da convivência familiar e deixarão para seus filhos um tesouro. Pois quem tem um bom hábito é livre para aplicá-lo ou não, quem não estabeleceu um bom hábito precisa de um grande esforço e domínio de si para conquistá-lo. Ou é consumido por vícios que dominam sua liberdade de decisão.

A educação domiciliar permite que os pais promovam atividades educativas visando a formação global da personalidade. Estamos preocupados com uma sólida formação intelectual, mas não perdemos de vista que a formação socio-afetiva, moral, transcendente, volitiva, física, sensorial e do caráter fazem parte da pessoa e precisam de encaminhamento. Todos esses âmbitos, que se intercomunicam na vida real são educados em situações pontuais e corriqueiras.  Portanto não educamos só quando queremos. Educamos com o que somos, com nossa conduta, com o ambiente de nossas casas. Precisamos algumas vezes aproveitar oportunidades educativas e outras vez criar eventos como um chá com poesia.


O “Chás com Poesia”, inspirado no trabalho de Julie Bogart, é uma prática que tem conquistado mães que educam em casa em todo o mundo. Trata-se simplesmente de leitura ou de declamação de poesia previamente decoradas à mesa durante um chá com guloseimas. A vivência dessa atividade é ocasião para que se eduque em múltiplos aspectos.

Primeiro, podemos envolver a criança no preparo dos biscoitos e do chá que serão servidos. Cozinhar em casa é uma atividade sensorial muito rica e uma oportunidade de aprender matemática na prática. Ao fazer biscoitos a criança desenvolve a coordenação, trabalha medidas, contagem e modelagem. Para isso, é preciso tomar algumas precauções de segurança e preparar previamente o espaço da cozinha além do ânimo, com uma dose extra de paciência, pois crianças podem fazer uma certa bagunça. Se mostrarmos passo a passo e em silêncio o que esperamos que façam, elas se esforçarão para repetir o que viram dentro de suas possibilidades. Essa é a ocasião para animá-las a exercitar a concentração e o capricho. Terminada a feitura das guloseimas, podemos ensinar que ordenem os utensílios e que cuidem dos detalhes para que o ambiente fique como foi encontrado no início. A repetição desse tipo de exigência carinhosa é benéfica para todos que ganharão com a capacidade de gerir e respeitar o espaço.

A preparação da mesa para o Chá com Poesia também é uma oportunidade educativa. A criança pode, por exemplo, treinar como carregar uma bandeja. Essa atividade simples exige coordenação e atenção e é um treino de vida prática montessoriano desafiador para crianças pequenas. Ensinamos a alegria no cuidado com os detalhes, por exemplo, ao sugerir que coloquem um vaso de flores e velas na mesa. Assim, cria-se um ambiente aconchegante para a família, enriquecido com muito amor. Objetos que trazem harmonia e afetam o sensorial são estimulantes, pois os pequenos têm a afetividade muito influenciada pelos sentidos. O aroma, o sabor, a organização do espaço contribuem para a harmonia interior. Um espaço materialmente ordenado contribui com a formação de crianças tranquilas.

Mostramos com nossas ações e com atenção aos detalhes que as coisas que fazemos são importantes, mas que os modos como as fazemos também o são. O capricho propicia que se aprenda a respeitar os utensílios que usamos e consequentemente as pessoas que convivem conosco e que se beneficiam de um ambiente cuidado com zelo. A criança precisa perceber que outras pessoas desfrutarão do seu trabalho bem executado e que usarão também aqueles utensílios e que, por isso, cuidar das coisas é uma forma de ser atenciosa com os outros. Essa é uma atitude pequena e concreta que educa para a cidadania. Depois, quando chega a hora de sentar à mesa, existe um treino de autodomínio, boas maneiras, asseio que é pertinente a educação doméstica e é importante para o desenvolvimento como um todo.

Por fim, com chás e biscoitos à mesa, sentamos para ler poesias. Essa atividade é intelectual e culturalmente muito rica. Com os menores podemos exercitar a memorização, podemos declamar alguns poemas que já foram memorizados. Nesse ínterim a educação global continua: faz-se silêncio para respeitar quem fala, partilha-se a vez de falar. Nessa atividade educa-se a imaginação com beleza e se dá a transmissão de repertório literário. Além disso, é um exercício excelente de pré-alfabetização.

Enfim, a educação domiciliar é composta de atividades simples nas quais o ambiente de proximidade e aconchego predispõe para a confidência e a confiança e favorece o aprendizado. Nesse cenário está se desenrolando a infância de nossos filhos e essas doces lembranças ficarão permeadas de aromas, sabores, e lindas poesias com seus ritmos e sons.

A pedagogia de Charlotte Mason estimula um treino continuado nos bons hábitos. Ela aponta o exercício da concentração atenta e a busca de uma execução perfeita das atividades como o caminho para potencializar o aprendizado e as qualidades humanas.

Para vivenciar essa filosofia precisamos estabelecer um plano visando as circunstâncias concretas nas quais o treino do hábito será aplicado e depois precisamos estar atentos aos detalhes do que a criança faz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s