Planejamento para meus filhos de 2 e 3 anos

Criança pequena não precisa de escola, portanto crianças tão pequenas não precisam de homeschooling.

O enfoque da educação de meus filhos antes dos 4 anos não são atividades pedagógicas dirigidas. Minha meta nessa fase é criar um ambiente seguro e estimulante que permita que eles desenvolvam naturalmente suas potencialidades físicas, intelectuais e emocionais.

8 principais pontos do meu planejamento:

1- Brincadeira expontâneas ao ar livre para um bom desenvolvimento motor e sensorial. 

Aos 2 anos o desenvolvimentos motor e sensorial é pré requisito para o desenvolvimento intelectual e dá os fundamentos para o posterior desenvolvimento das habilidades linguísticas e matemáticas. Por isso mais importante do que livros e cadernos são as atividades ao ar livre, em meio a natureza, em parquinhos onde se possa escalar, arrastar, se sujar na areia, pisar na grama, na terra.

Dar liberdade para a criança explorar sem ficar cerceado seus passos, sem ter medo de um eventual joelho ralado é muito importante para desenvolver a autoconfiança e a autonomia. 

20180103_175557

2- Rotina:

A previsibilidade dos dias dá um senso de segurança e estabilidade para as crianças que tendem a ser mais cooperativas quando sabem o que esperar dos dias e o que é esperado delas. Por isso é importante inserir a criança de 2 anos na rotina familiar de modo ativo e confiante. Uma rotina estruturada tendo como pilares os hábitos básicos – sono, higiene, alimentação e ordem – é fonte de tranquilidade. 

3- Bons Hábitos

Desenvolver bons hábitos na primeira infância propicia o desenvolvimento posterior de virtudes e favorece o equilíbrio necessário para os estudos. Por isso, é muito importante investir em metas concretas e facilmente realizáveis para desenvolver um ambiente de obediência, respeito, ordem, autonomia.  

4- Leitura em voz alta

Nessa idade a exposição à linguagem culta permite que a criança adquira com naturalidade um maior vocabulário e recursos expressivos.  Em meu planejamento a leitura em voz alta de romances, poesia, salmos é diária e dura aproximadamente uma hora.

Para manter um pequeno de 2 anos silencioso durante a leitura é interessante oferecer atividades manuais tranquila.  Lego, giz de cera e papel, blocos, massinha de modelar são bons recursos.

20180105_112134

5- Exercício de Narração ou modulação da linguagem

Ler livros infantis com histórias curtas, rimadas, bem ilustradas é uma ótima oportunidade para auxiliar a criança no desenvolvimento da fala. Primeiro podemos ler e mostrar  as figuras ensinando seus nomes, a criança vai tentar repetir. Mais tarde podemos mostrar as figuras e perguntar o que aconteceu em cada parte da história. Conforme a criança amadurece podemos estimular que reconte a história. Esses são os primeiros passos rumo à educação clássica.

6- Musica, Beleza e arte:

Expor a criança às artes e a beleza é fundamental. Dois pontos importante de nossa rotina de estudos são a audição musical de música clássica – que é uma vitamina para o cérebro-, e os livros com imagens de grandes obras de artes.

Além disso, cantar o cancioneiro popular e brincar de cantigas de roda é um bom trabalho de pré-alfabetização que pode ser feito de modo recorrente.

7- Livros e Cadernos?

Quem tem um filho de dois anos com irmãos mais velhos pode se deparar com um bebezão querendo rabiscar os cadernos dos irmãos e pedindo para estudar antes mesmo do desfralde. É bom disponibilizar livros de colorir, livros de grafismo, caderno com carimbos, atividades com tinta.

Em minha família, a feitura dessas atividades aos dois anos visa entreter a criança, já aos 3 anos há um interesse maior em recortar e colar ou em desenhar. 

20180103_103934

20180107_162003

8- Atividades Dirigidas

As atividades dirigidas visam assegurar que meus filhos passem por todo tipo de estímulo. São brincadeiras que realizamos em grupo, mas avalio o desempenho de cada um conforme a idade.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Atividades extraídas do livro Coordeção motora Atividades de psicomotrici-dade Atividade catequética montessoriana: Atividade do livro Consciência fonológica Artes:
Cantigas de roda, e jogos com o cancioneiro popular Atividades  do Livro Slow and Steady get me ready Jogos do curso de pré-alfabetização. Atividade do Livro Slow and Steady get me ready Musicalização

20180103_135750

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s