Primeira Feira de Ciências de famílias educadoras em 2017

Esse ano nossos estudos de Ciências foram muito enriquecidos devido à feira de ciências. Ao longo dos últimos anos fizemos pesquisas, alguns experimentos, mas nunca tínhamos tido a oportunidade de apresentar nosso trabalho para um grupo.

As crianças gostaram muito de montar o cartaz, de preparar o trabalhado,  e de falar em público. Todos os participantes da feira, até as crianças pequenas, prestigiaram as apresentações uns dos outros.

Ciências é uma das disciplinas que procuro ensinar todos os meus filhos ao mesmo tempo.   Para isso, tomo o cuidado de exigir mais das mais velhas e de explicar para as mais novas as dúvidas que surgirem. Por isso, nossas filhas apresentaram um mesmo assunto dividido entre as 3 mais velhas.

Nosso tema foi o Mundo Animal. Os meus cinco filhos preparam o cartaz que foi um treinamento de recortar e colar para  Isabel, Cecília e Leonel.  Todos fizeram a experiência empírica de cuidar dos animais que trouxemos para casa para estudar. As mais velhas, Maria e Alice, prepararam seus textos com a seleção do que falariam.  E no fim aprenderam bastante.

Continuo confiante em nosso formato de estudo de ciências, e aprendi que um bom modo de motivar as crianças a capricharem ainda mais nesse assunto, é promovendo uma feira de ciências.

Deixe uma resposta