Como pais podem ensinar aos filhos assuntos nos quais não são especialistas? – Homeschooling FAQ

Nos primeiros anos de vida ensinamos conceitos elementares que qualquer adulto domina, e cujo aprendizado é espontâneo e intuitivo. É por isso que as crianças podem ficar tranquilamente em casa até os quatro anos sem precisar de instrução formal.

20170625_104806

Se você sabe contar até 10, se conhece as letras do alfabeto, as cores, as formas geométricas, os conceitos de antes e depois, maior e menor, você é qualificado para ensinar uma criança pré-escolar.

Com isso não pretendo diminuir a importância da pedagoga na escolinha. Pois as professoras não ensinam uma única criança, ensinam muitas crianças de mesma idade e não aparentadas entre si. Isso é um verdadeiro desafio. Fazer todos prestarem  atenção, assegurar que todos cumpriram com os objetivos, prestar atenção nas necessidades de todos, verificar se estão aprendendo, entender suas dificuldades e pensar em modos de supera-las. Para isso existe todo o sistema escolar e as professoras precisam de formação, qualificação e ainda assim assistimos muitos fracassos educacionais em nosso país.

Em casa não é assim. Temos um adulto disponível para ensinar uma criança que ama e conhece como ninguém, em cujo aprendizado tem enorme interesse, que tem toda a disponibilidade para pesquisar mil formas de ensinar no caso de encontrar alguma dificuldade. 20171002_121818.jpgÉ importante salientar que a escola, diferentemente do lar e da família,  é um ambiente artificial estruturado para manter grupos grandes de crianças seguras, e ordenado para desenvolver atividades que garantam que todas consigam desenvolver habilidades que sempre foram aprendidas em casa com naturalidade. Por exemplo, uma criança no quintal terá inúmeras experiências sensoriais ao lado da família. Não é possível uma única professora orientar em segurança 30 crianças pequenas em um quintal. Portanto é necessário reproduzir na segurança da sala de aula as experiências que todas teriam naturalmente sem mediação.

Depois, nas séries iniciais, o conteúdo de linguagem e matemática é elementar. Pais que receberam instrução escolar poderão transmitir o conteúdo com tranquilidade. Caso exista alguma dificuldade é possível procurar ferramentas, escolher métodos de ensino, pesquisar materiais compatíveis com as características do filho. Tendo em vista que é uma aula dada para uma criança em particular que terá total liberdade para fazer perguntas e que a verificação do aprendizado é imediata, não é necessário uma formação especial. No caso de o pai educador se deparar com algum assunto sobre o qual não tem conhecimento nenhum – o que é muito improvável – ele poderá aprender a matéria junto com o filho.

20170616_165035

Conforme a criança progride nas séries escolares e amadurece, ela vai se tornando uma leitora competente e consegue estudar autonomamente praticamente todos os tópicos necessitando apenas de auxílio para tirar dúvidas, correção de suas atividades, e de orientação no que se refere aos assuntos que devem ser estudados. No caso de surgirem eventuais dificuldades é perfeitamente cabível inscrever a criança em cursos – como Kumon, escolas de línguas, cursos de redação – ou contratar aulas particulares para o tema em questão.

 

20171005_115627

Deixe uma resposta