Dica de atividades para crianças de 0-4 anos derivadas da Leitura em voz alta em família

Faço todos os dias pelo menos uma hora de leitura em voz alta para as crianças. Baseada no método de ensino de Charlotte Mason procuro tornar nossas lições breves e seguidas de exercícios de narração. Assim que terminamos um capítulo, uma das crianças reconta a história oralmente.

Nesse mesmo horário procuramos decorar poesias e salmos, aprendemos sobre os evangelhos, lemos História Geral e livros literários associados ao momento da história que estamos estudando, aprendemos sobre ciências, mas também nos deleitamos com as leituras de Contos de Fadas.

Esses momentos junto aos livros, que são ansiosamente esperados por meus filhos,  se tornam mais significativos quando conseguimos desdobrar a experiência literária em outras atividades ao longo do dia.

Nessa  semana lemos a história “Sopa de pedra”, mais tarde naquele dia, durante nosso momento dedicado à música, ouvimos “Sopa Supimpa”. Foi uma grande alegria para as crianças pequenas reconhecer que se tratava da mesma história. Aprendemos a cantá-la e cantamos muitas vezes enquanto nos deslocávamos no trânsito. No final do dia nenhum alimento seria mais festejado do que a sopa feita pela bisavó.

  • porque jantamos com o computador na mesa? É o modo que encontramos de trazer o Papai para a reunião familiar quando ele está viajando.

Do mesmo livro, lemos em outro dia a história do Homem Biscoito. Terminada a leitura houve um pedido unânime: fazerem elas próprias seus homens biscoitos. Modelar a massa foi uma divertida atividade de motricidade fina para as mais novas. Contaram as medidas e fizeram a experiência sensorial da farinha, do óleo. No final aproveitaram o lanchinho.

Uma excelente forma de fazer pré-escola em casa é envolver a criança na dinâmica da família. Não é preciso um currículo elaborado de aulas, basta boa vontade para responder com simplicidade o que a criança perguntar, e permitir que ela faça por si mesma  algumas das coisas que faríamos mais rapidamente sozinhas.

 

 

Deixe uma resposta