Alfabetizando aos 4 anos

Cecília (4 anos) e Isabel (3 anos) fazem atividades do livro “Consciência fonológica” todos os dias. As atividades que fizemos nesses primeiros meses foram relacionadas com histórias rimadas, cancioneiro popular, poesias e atividades referentes a ouvir sons. Uma aula tem a duração de uma hora. Nossas atividades de pré-alfabetização são as seguintes:

______________________

  • Cantamos 3 canções por dia. Repetimos as mesmas muitas vezes. Afinal na idade dos meus filhos (4 anos, 3 anos e 1 ano) a repetição torna qualquer assunto mais interessante. As preferidas são as cações de roda.
  • Fazemos jogos de rimas com as poesias da Cecília Meireles “Ou Isso Ou Aquilo”. Com muita tranquilidade as crianças vão decorando os versinhos. Depois de ouvir uma porção de vezes elas decoram e começamos a brincar com o poema. Por exemplo, cada uma completa o verso que a outra começou.
  • Escolhi o livro Bíblia em Rimas para trabalhar as histórias rimadas. Cecília – 4 anos – é a que mais gosta dessa parte. Lemos 3 histórias por dia. Já decoramos o livro. Então, se você conhece algum outro livro infantil em rimas me ajude colocando a dica nos comentários.
  • Dos jogos de discriminação auditiva o favorito por aqui é o Gato mia. Tenho uma ninhada inteira de gatos querendo se esconder pela casa. Até Maria (9 anos) e Alice (7 anos) fogem dos estudos para brincar junto com os irmãos.

_____________________________

No ano passado tentei começar um trabalho mais sistemático de alfabetização com a Cecília, mas percebi que ela não estava suficientemente madura. Agora ela está realmente interessada nas palavras. Percebi isso porque ela anda atrás de mim com livros na mão perguntando o que está escrito. Portanto, Chegou a hora. Penso que cada criança tem seu tempo de amadurecimento e eu o respeito. Na idade que Cecília tem hoje, Alice já lia. Mas Cecília é Cecília e Alice é Alice. Homeschooling não é um festival de crianças prodígio. São crianças normais aprendendo em casa com a mãe. A meta é cada qual ser o melhor dentro de suas característica e aptidões. Vencer as limitações no tempo que for preciso e dar espaço para florescerem os talentos individuais.

Começamos o livro “Aprender a ler” com a Cecília – 4 anos. E agora chegamos numa parte em que se espera que a criança conheça já o alfabeto. Será que ela já decorou? Paramos tudo e vamos revisar o alfabeto. Ouvimos no ano passado as músicas do site bebele.com.br muitas vezes. Lá a letra grafada e o fonema são apresentados conjuntamente.

Decidi fazer um projeto sobre as letrinhas para ensinar a Isabel – 3 anos. Começamos a montar um alfabeto de bolinhas de papel. A atividade deixa os pequenos concentrados por um longo tempo e prepara a coordenação motora fina para a escrita. É um meio de manter o ambiente tranquilo enquanto as crianças maiores fazem suas atividades. Além disso, é uma atividade simples que pode ser feita com materiais simples: cola, jornal velho e papel. Porque o Leonel – 1 anos e meio – fez a atividade também com a mamãe? Porque a alegria dele é arrancar as bolinhas. Então fiz um especialmente para ele parar de atrapalhar as irmãs.

20170623_183852

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s