Como manter a sanidade tendo crianças em casa o tempo todo?

Ao se deparar com uma família numerosa é natural que as pessoas se assustem e imaginem que é um trabalho hercúleo coordenar e ainda ensinar esse pequeno time. O segredo do funcionamento do homeschooling é o segredo do bom funcionamento de qualquer família:
– regras consistentes,
– rotina e programação,
– crianças obedientes e cooperativas, que sabem o que é esperado delas, acostumadas a ter caridade com os irmãos vivendo a virtude da cortesia.
Entendo a dificuldade imaginativa que surge para os pais ao se depararem com essa nova realidade. Essas características atualmente aparentam ser uma realidade impossível. Concordo que educar em casa é muito difícil se existe luta para colocar as crianças na cama, se não conseguimos fazer com que elas se levantem no dia seguinte, se a criança não se alimenta adequadamente, se a casa fica muito bagunçada, se a criança não obedece quando a mãe lhe manda estudar, se impedimos que a criança enfrente os desafios, que se frustre, se a criança exige coisas e não sabe ser agradecida, se há excesso de consumo, se a caixa de brinquedos fica descontrolada e ficamos tropeçando em coisas pela casa. Mas a realidade é que não é desse modo ou pelo menos não deveria ser desse modo. Em nossa cultura atual o que é esperado das crianças em termos de bom comportamento e convivência é muito ruim. Os pais se veem reféns dos comportamentos inadequados dos filhos porque estão aprendendo isso com terceiros, e as escolas se veem reféns dos problemas comportamentais que as crianças trazem de casa e de pais omissos.
Enfim, para que a Educação Familiar corra bem é preciso que as crianças respondam com confiança e obedientemente às necessidades que surgirem em qualquer ambiente em que a família esteja. Ou seja, muitas coisas não associadas ao homeschooling são pré-requisito para o bom funcionamento da ED. É natural que nas famílias que educam os filhos em casa as crianças se comportem melhor por estarem sendo assistidas de perto pela família. Mas se você ainda está se debatendo com os desafios educacionais que decorrem dessa perspectiva de que as crianças são ingovernáveis, eu recomendo a leitura do livro It Does’t Have to be This Way.
Além disso, tenha paciência. No decorrer do tempo com os filhos em casa aprendemos a nos conhecer e conhecemos nossos filhos muito de perto. Criamos vínculos profundos e podemos traçar pequenos pontos de luta concretos para melhorar os pontos frágeis deles e nossos. A rotina educando em família exige que se viva em um esforço contínuo para se ser uma pessoa melhor visando o bem das pessoas que mais amamos, e que eles aprendam a lutar também. Mas precisamos ter resiliência nas quedas, paciência com os defeitos próprios e alheios. Afinal, mais importante do que uma fazer nossa programação perfeita é viver o amor em família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s