Dicas para organizar a rotina na educação domiciliar – parte 1

Na era da informação e dos múltiplos estímulos a palavra rotina nem sempre é bem vista. Todos ansiamos pelo novo e pensamos encontrar aprendizado em novas e intensas experiências. Para a criança educada em casa a sala de aula é o mundo inteiro.
Porém, para desfrutar das possibilidades dos novos espaços e novos estímulos precisamos antes extrair o ouro da simplicidade do dia a dia. A vida natural é terreno novo e as vezes desconhecido para a criança. Nele ela pode extrair grandes aventuras pois o corriqueiro ainda apresenta desafios e encantamento.
Na cadência monótona das pequenas coisas do ambiente doméstico ela encontrará aprendizados e organicamente se tornará senhora de si, do seu entorno, das relações sociais. Erramos se nos afobamos ao pensar que é necessário muito movimento para ensinar as coisas. Precisamosdar uma base sólida de mundo real para que sobre essa base possa se instalar níveis mais altos de cultura.
Portanto, um fator muito importante para o bom andamento da educação domiciliar é uma rotina estruturada. Muitos frutos advém da constância. Crianças gostam de repetição pois isto as deixa seguras. Então uma boa forma de obter tranquilidade é proporcionar uma vida com uma carga grande de previsibilidade. Então é útil que os primeiros passos para ordenar uma rotina sejam estabilizar os hábitos básicos dos membros da família e estabelecer claramente todas as atividades da família tendo o cuidado de planejar entre cada coisa um encadeamento que seja factível e harmônico. Embora a rotina familiar sempre apresente imprevistos e exija uma certa flexibilidade, é bom que não se viva na base do improviso.
Dicas:
1 – Seja Flexível
Construir uma boa rotina leva tempo. Planejamos e replanejamos muitas vezes até que tudo se acomode e encontremos harmonia em nossos dias quando ficamos plenamente adaptados às tarefas e aos seus tempos, por isso tenha paciência quando o planejamento não funcionar.
Procure avaliar friamente o que deu errado e o porquê. Então imediatamente e sem melindres ajuste seus planos a sua realidade. Observe se planejou mal o tempo para que as atividades sejam realizadas, se escolheu um momento inadequado para sua feitura, se não tinha reunido todos os materiais.
2- Procure experiências de famílias parecidas com a sua:
Conforme as crianças crescem, conforme novas crianças vão chegando na família ou conforme as estações do ano mudam, a rotina vai exigindo adaptações. Por isso não é possível transferir a rotina de uma família para outra. Porém, sempre encontramos boas ideias quando buscamos a experiência de quem já viveu o que estamos vivendo. Nas rotinas das famílias americanas encontrei inspiração e soluções criativas.
3-Hábitos básicos:
Para organizar uma rotina com seus filhos é bom que se tenha em mente os 4 hábitos fundamentais: sonohigienealimentação eordem. Sempre lembrando que essas 4 realidades são interdependentes. Se a criança não se alimentar bem, pode não dormir bem.
Dentro de uma rotina homeschooler os hábitos básicos são uma escola de amor ao próximo, de cidadania, e de habilidades que exigem o desenvolvimento de competências intelectuais, físicas e sociais.

Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? – Um tijolo, e outro. Milhares. Mas, um a um. – E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que são bem pouco ante a mole do conjunto. – E pedaços de ferro. – E operários trabalhando, dia após dia, as mesmas horas… Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?… À força de pequenas coisas!

 São Josémaria Escrivá

4 comentários em “Dicas para organizar a rotina na educação domiciliar – parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s