O que ensinar nos primeiros anos de vida segundo o método de Charlotte Mason?

Para Charlotte Mason nos primeiros anos devemos estabelecer as bases da educação, por isso enfatizou três áreas nas quais os pais devem se concentrar: bons hábitos, brincadeiras ao ar livre, e leitura. Deve-se destinar todos os dias tempo para ler em conjunto bons livros – incluindo a Bíblia. Fazendo isso, relaxe. Pois, assim você estará ofertando a melhor educação possível. O desenvolvimento acadêmico pode esperar; bons hábitos e valores não podem. Ela acreditava que o dever de um pai nessa fase é alimentar uma criança diariamente com amor e nobres idéias.

Charlotte Mason se baseia na ideia de que temos de educar um ser humano integralmente e não apenas sua mente. Para tanto, o método se baseia em três pontos fundamentais: educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida.

Por “atmosfera” entende-se o ambiente da criança ao longo de seu crescimento, pois a criança absorve conforme assiste e ouve o seu entorno. As ideias que regem a sua vida como um pai passarão para seu filho se forem efetivamente aplicadas em seu modo de viver. Nossos filhos estão nos observando todos os dias e isso é uma das principais fontes de seu aprendizado.Portanto, precisamos nos perguntar: ” Que idéias verdadeiramente governam a minha vida? ” O seu filho está aprendendo que a raiva é a maneira de responder a conflitos, ou ele está absorvendo uma atmosfera de pacificação? Ele está sendo educado na “arte” de preocupação e ansiedade, ou ele está aprendendo a confiar no Senhor, mesmo nas pequenas coisas da vida?

Por “disciplina” entende-se que os hábitos cultivados na infância representam um terço dos elementos estruturantes da formação da criança. Ensinar a criança a concentrar-se atentamente nas atividades praticadas e buscar sempre uma execução perfeita é um dos princípios fundamentais nesse trabalho. Os bons hábitos advêm da repetição de uma determinada ação e deles muitas virtudes advirão.

Por “vida” Charlotte se refere aos conhecimentos acadêmicos que devem ser apresentados como pensamentos vivos.

Os livros selecionados são chamados de Livros Vivos, que são aqueles escritos por autores apaixonados pelo tópico e que por isso são capazes de tornar o conteúdo vivaz.

Ela estimula que se apresente as obras de grandes artistas e compositores para as crianças e que se permita que elas passem tempo apreciando e conhecendo pessoalmente seus trabalhos.

Não é de admirar que muitos homeschoolers adotam essa forma de educar pois é muito rica, compatível com o ambiente doméstico e nela se descortina para a criança o amor pelo aprendizado em si mesmo.


Charlotte Mason nos primeiros anos:

1-Brincar livremente:

Dê ao seu filho tempo de sobra para brincar livremente. Permita que ele se exercite ao ar livre e gaste muita energia e que se aproxime das maravilhas da criação de Deus no mundo que nos circunda.

2- Bons hábitos:
Os três principais hábitos que Charlotte recomenda que se trabalhem são:
– Completa atenção,
– Obediência pronta,
– Veracidade.
Esses são fundamentais que se estabeleçam durante os anos pré-escolares.

3- Leia:
Faça leituras em voz alta para o seu filho todos os dias. Lembre-se que você está cultivando o gosto dele a partir dos livros que selecionar, por isso não se contente com história tolas, aquelas que assumem que o seu filho não pode entender frases bem elaboradas, dê ao seu filho uma boa história, interessante e com grandes ilustrações. Além disso, não deixe de apresentar a Bíblia.

Deixe uma resposta