Como ensinar Inglês para crianças pequenas?

Observei que nas aulas de inglês para crianças pequenas do Gymboree as professoras falam em inglês com a criança e imediatamente repetem a frase em português. Magicamente as crianças vão aprendendo o vocabulário e tentando usar também. Comecei a empregar esse método com as minhas filhas e o desempenho em inglês melhorou bastante. Contudo, muitas mães que não falam inglês se sentem incapacitadas de aplicar essa técnica. Mas ela é acessível para qualquer um.
1- Escolha um tema e selecione algumas poucas palavras. Pode ser as cores, os números, os alimentos, as roupas, os animais;
2- Apresente as palavras para o seu filho na língua estrangeira;
3- Use ao longo do seu dia essas palavras enquanto conversam; Você perceberá que ele passará a usar esse vocabulário e vai reter na memória o seu significado por empregá-lo em diferentes contextos.
4- É possível fazer o mesmo com frases. Ensine seu filho uma frase por semana explicando o que significa cada palavrinha;
5- Use no dia a dia a frase sempre que possível;
6- Passada uma semana a criança e a mãe já terão assimilado e estarão prontas para acrescentar novos termos e novas frases em seu vocabulário sem grande esforços ou grandes investimentos de tempo sobre o assunto.
7- Certamente seu filho apreciará fazer atividades sobre o tema: recortar e colar os objetos, escrever as palavras, preparar os alimentos dos quais aprendeu os nomes, ouvir músicas em outro idioma para se acostumar com a sonoridade da língua. Mas o simples uso das palavras já é suficiente e é o melhor recurso.
Isso é acessível para todas as mães, mesmo as mais ocupadas ou as que não sabem absolutamente nada da língua estrangeira podem aprender conforme ensinam.
Uma das necessidades e também das alegrias do homeschooling é aprender junto com os filhos ou aprender para se ensinar os filhos. Quando educamos precisamos estar sempre dispostos a pesquisar e ter a humildade para reconhecer o que não sabemos. O trabalho de pesquisa e aprendizado para pais que educam em casa é uma constante. Não é necessário dominar todo o conhecimento universal para ensinar crianças. Os dois pré-requisitos básicos para se ensinar um assunto novo que tanto para meu filho quanto para mim é desconhecido é a boa disposição para aprender e pesquisar. Não necessariamente precisamos assimilar tudo de uma vez só. Antes de mais nada, é necessário ter paciência e constância.

Deixe uma resposta