Leitura: alimento para o imaginário

Nesse segundo semestre nossa jornada pelo universo da cultura está voltada principalmente para o enriquecimento do imaginário. Estamos focadas em nossa leituras. Sempre trazemos belas histórias, belas vidas, contos de fadas. Agora, com duas leitoras competentes, essa tarefa pode ser ampliada e facilitada. Todos os dias todos leem.
Vivemos num ambiente social no qual as pessoas têm uma imaginação muito pobre. As vidas possíveis, os valores, as virtudes e tudo o que há de beleza moral é relativizado ou tido como algo distante e fora de moda.
Lamentavelmente essa beleza está sendo substituída por histórias tolas. No mundo infantil os efeitos disso se somam aos do excesso de exposição às tecnologias e geram uma hiperestimulação que contribui para a deformação da imaginação – ou pelo menos para a poluição dela – e para uma saturação dos sentidos.
Para muitas crianças o belo e o grotesco não se distinguem mais. São apenas novas imagens num triste indiferentismo diante do que se vê e do que se ouve. São tantas imagens, sons, e tanta feiura estética e moral que se perde a sensibilidade para a beleza e para a contemplação.
Na contramão dessa triste tendência é possível experimentar um efeito interessantíssimo que as belas histórias têm sobre as crianças. Lemos alguns livros da condessa de Segúr e aos poucos as crianças foram aprendendo a ficar em silêncio e prestar atenção. Agora já vibram com as virtudes e se indignam diante da maldade. Histórias toscas e mal elaboradas – o mundo do Bob esponja – já não as atraem.
Nossa fórmula é: leitura, leitura e mais leitura. Quando limitamos o tempo que as crianças passam na frente de uma tela para poucas horas restritas ao final de semana, nossas crianças ficaram mais interessadas na fantasia e na imaginação e consequentemente centrada na audição e na leitura de histórias.
Isso vai criando um alicerce de poesia e beleza onde se poderá mais tarde construir camadas mais sofisticadas de discurso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s