Por que o desenvolvimento intelectual dos estudantes é potencializado em casa? – Homeschooling FAQ

Por que escolarizar em casa? Quais os benefícios de se educar em casa? No aspecto intelectual as 10 principais vantagens são:

 

1. Educação acadêmica de alto nível. Conforme observa-se nos países que já tem uma tradição de Homeschooling, os resultados acadêmicos das crianças tende a ser superior ao da média, portanto a excelência acadêmica é um dos principais benefícios.

2. A escolarização em casa é um ensino individualizado e personalizado que respeita o ritmo de aprendizado da criança. Há espaço, tempo e liberdade para aprender muito e bem, exatamente como em uma aula particular. Nos assuntos em que elas tem facilidade há liberdade para avançar ilimitadamente sem as amarras da velocidade do grupo. Nos assuntos em que ela tem dificuldade ela pode demorar o tempo que for necessário para assegurar que o aprendizado foi significativo.

3. O objetivo do processo educativo é realmente adquirir o conhecimento. Não há estudo de véspera de prova, não há como enganar o professor, não há como colar, não há como aprender o suficiente para passar de ano, ou como tirar notas baixas. Com isso, a criança domina os assuntos que estudou.

4. Com esse método aprende-se o autodidatismo. Estudar sozinha e focada faz parte da rotina diária de estudos. Portanto a criança aprende a ter autonomia intelectual e a buscar as soluções para suas próprias dúvidas pois a pesquisa e estímulo para que se busque respostas para as curiosidades naturais da criança fazem parte do processo.

5. A educação domiciliar possibilita que se estude sistematicamente os assuntos nos quais a criança tem interesse e pertinentes à vida real da criança. O aprendizado é voltado para o mundo real e acontece no mundo real. A cozinha de casa é um ótimo laboratório, não há estudo de biologia mais apropriado para crianças do que o parque ou o quintal.

6. Há possibilidade de se usar recursos de aprendizado que em sala de aula não seriam viáveis ou aos quais o acesso seria limitado: viagens, passeios de aprendizagens, recursos eletrônicos e digitais, experimentos científicos em primeira pessoa, estudo em ambientes diversos, estudo em bibliotecas.

7.Uma vez que em casa não se tem os elementos dispersantes da escola – conversas paralelas, problemas disciplinares – nem a perda de tempo com locomoções – até a escola, de uma sala até a outra – o tempo de estudos é consideravelmente menor do que se se estivesse na escola. Desse modo sobra muito tempo livre para ser empregado em diversas atividades educativas, criativas, em brincadeiras, em adquirir outras habilidades não necessariamente acadêmicas, em socializar, em desenvolver os talentos particulares.

8. Há um verdadeiro protagonismo do educando em seus estudos.

9. Ao se delegar a educação, a tarefa de acompanhar as conquistas e os desafios fica muito dificultada. Na educação domiciliar pode-se escolher pessoalmente as melhores estratégias educativas, os melhores métodos de ensino e até mesmo os conteúdos e sequências didáticas mais adequadas para cada criança de modo a respeitar os valores e a visão de mundo da família e as particularidades de cada criança.

10. É possível dar uma educação acadêmica de nível melhor do que a das escolas particulares despendendo menos recursos.

 

Um comentário em “Por que o desenvolvimento intelectual dos estudantes é potencializado em casa? – Homeschooling FAQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s