Como ensino Língua Portuguesa para meus filhos

Nosso principal objetivo para 2015 é investir na leitura. Como nossas crianças estão adiantadas na alfabetização e lendo muito bem para as respectivas idades, consideramos que nossa meta nessa etapa é a fluência em leitura. Todos os dias todos lêem. Lêem em silêncio, lêem umas para as outras, escutam diversos tipos de leitura. Um bom trabalho de enriquecimento do imaginário.
Iniciamos esse ano – inspirados nos estudos que fizemos de pedagogia católica para aplicação das famílias e na palestra do professor Rafael Falcon As Crianças e o Trivium – um trabalho de linguagem que faz uso de textos clássicos. Reservamos um tempo expressivo para esse tipo de atividade. A Leitura, a compreensão de texto, a análise semântica e lexical se dão em paralelo, despertando a inteligência para o conteúdo valoroso que essas histórias trazem.
Recitamos poesias e as decoramos, fazemos cópias de textos para treinar a escrita caligráfica e também para nos demorarmos na observação de como os elementos da frase se comunicam e se ordenam.
Essa abordagem mais profunda e lenta é a preferida das crianças e é a que nos dá mais frutos.
Adotamos também dois materiais didáticos distintos para cada criança. Para Alice, que está precocemente alfabetizada, estamos trabalhando o livro “Casinha feliz” e o “Alfabetização Fônica”.
As abordagens do conteúdo são diferentes e complementares.
Alternando entre um livro e outro o mesmo conteúdo é apresentado de maneiras diferentes e é exercitado o suficiente para a assimilação.
Enquanto o primeiro livro traz histórias para apresentar os fonemas e músicas para criar um ambiente atrativo, o segundo trabalha de modo mais detalhado e dá uma rotina de atividades que permitem que a criança infira alguns padrões da língua.
Já para a Maria, uma criança em uma etapa mais adiantada da alfabetização, estamos trabalhando o livro “Descobrindo a Gramática” e o livro “Caminho Suave”.
O primeiro tem uma linguagem mais aparentada com a das revistinhas e das atividades de entretenimento, e trabalha o conteúdo gramatical.
O segundo apresenta atividades de compreensão de texto, vocabulário e ditados que propiciam o desenvolvimento de habilidades de importância vital.
Somando esses recursos temos teatrinhos, histórias lúdicas para memorização das nuances da língua, entendimento de texto, músicas, produção de texto, estudo de vocabulário, estudo de ortografia.

 

Deixe uma resposta