Como ensino História, Geografia, Literatura e Arte de modo interdisciplinar para meus filhos em casa

Nosso planejamento para 2015 é dar os primeiros passos sistemáticos no estudo de História Geral. Nossos estudos de Literatura, História, Arte e Geografia são concomitantes e interdisciplinares.
Inspirada no livro The Well Trained Mind de Susan Wise Bauer  decidi não abordar esse assunto como o fazem nas escolas. O modo como as humanidades são apresentadas nos livros didáticos das séries iniciais, partindo do mundinho infantil para o universo da cultura, é um tanto problemático, pois estimula uma concepção de mundo na qual a criança é de certa forma o centro do universo.
Por esse motivo, optei por uma abordagem clássica nos moldes da educação inspirada no Trivium. Ou seja, partindo do universo que nos cerca e do legado cultural que recebemos vamos caminhar lentamente para entender a nossa realidade. Desta forma, vamos mergulhar no passado e começaremos pelo Mundo Antigo.
Como não encontramos materiais verdadeiramente adequados para essa proposta em nossa língua, trabalharemos com enciclopédias e muitos livros paradidáticos. O currículo que seguiremos como linha mestra estará nas leituras em língua inglesa do material Story of the Word.
Além disso nosso objetivo é criar condições para uma compreensão profunda sem desrespeitar os limites da idade e do entendimento de mundo que hoje elas têm. Ou seja, trabalharemos fornecendo imagens e informações para que se possa compor uma ideia de como era a paisagem, a arquitetura, a arte. Isso será somado à leitura de textos clássicos e de livros ambientados no período para que se possa perceber como aquelas pessoas entendiam e sentiam o mundo.
Nossa técnica se compõe de leituras autônomas e leituras em grupo. Depois as crianças recontam e desenham o que aprenderam. Elas trabalham com mapas que representam os espaços nos quais os fatos sucederam, colorem imagens que apresentam o cenário visual que aprenderam, fazem projetos de artes, e sempre que possível assistem a filmes que retratam o momento histórico e a documentários.
Fizeram no ano passado um trabalho referente à pré-história e a civilização egípcia. Os egípcios foram de tal forma atrativos que as crianças pediram para insistirmos no tópico. Munidas de mais materiais continuamos nosso projeto e logo seguiremos para a Antiguidade Clássica.
Construindo pirâmides
Enciclopédias
Geografia do Mundo Antigo, Arte e literatura
Material didático, livros de colorir e de projetos artísticos

 

Deixe uma resposta