Como ensino Ciências para meus filhos em casa

Em nossa primeira etapa de estudos de ciências estudaremos Botânica. Para isso, vamos usar o livro “Reino Verde” da coleção Mundo da Criança.
Nosso intuito é trabalhar respeitando as curiosidades das crianças, mas também conduzindo a atenção para produzir o interesse pelos assuntos pertinentes. Semana passada, enquanto escolhíamos feijão, minha filha perguntou sobre a origem do feijão na natureza. Resolvemos plantar o feijão e acompanhar o resultado.
Optamos por trazer assuntos associados aos fenômenos e às coisas que podemos observar na natureza e com isso orientar a atenção. Não introduziremos teorias ou conceitos muito abstratos que não façam referência a nada que tenha realidade no mundo da criança. Idealmente pretendemos auxiliar a contemplação das coisas.
As plantas dão margem para muitas atividades práticas e fascinantes. Nessa primeira semana focamos nossa atenção nas sementes: tivemos o prazer de ver os feijões se proliferarem e analisamos diversos tipos de sementes. Pesquisamos e aprendemos o que elas são e suas partes.
Na sequência, fizemos uma atividade interdisciplinar de Artes com os vegetais que utilizamos para desenvolver o estudo de botânica. Empregamos os frutos como ferramentas para compor pinturas com tinta guache.

Deixe uma resposta