Como foi a educação infantil em casa em 2014?

Nesse ano nós assumimos integralmente a educação de nossos filhos. Nossas crianças estavam com 6 anos, 4 anos e 1 ano. Por isso estabelecemos duas metas para nossa família: a alfabetização e o estabelecimento dos fundamentos de uma educação clássica infantil.

Antes de mais nada, fizemos várias tentativas de rotinas que são a base de nossas atividades. Escolhemos atividades fixas fora de casa para promover momentos de atividade física e contato com outras crianças da mesma idade. Em nossos dias reservamos os tempos em que ficaríamos ao ar livre em pracinhas e parques para que as crianças tenham a oportunidade desenvolver o motor e de brincar de modo não estruturado. Nossas atividades extra-classe foram natação e balé. Ambas foram muito proveitosas e pretendemos manter no próximo ano.

Além disso,. o primeiro ano desescolarizado é um ano em que busquei encontra um equilíbrio dentro da rotina básica da vida natural em família. Encontrar os tempos de sono, de higiene, coordenar a alimentação, e determinar as janelas de tempo para sentar e vivenciar atividades pedagógicas.

Nossas atividades foram todas voltadas para a leitura, tanto o aprendizado da leitura, quanto muita leitura em voz alta, leitura dialogal, memorização de poesia.

Somado a isso, seguimos as sugestões de Susan Wise Bauer no livro The Well-trained Mind, que é um guia para educação clássica em casa, e oferecemos whorkbooks para desenvolver as habilidades próprias da educação infantil – recortar, colar, pintar, desenhar, grafismo, discriminação visual, orientação espacial, orientação temporal, sequência lógica.

O ritmo de vida, a oportunidade de criar vínculos profundos, o protagonismo em estabelecer o que fica e o que não fica em nossas horas dos dias foram uma experiencia com bons frutos. Encontramos um formato de vida, um modelo educacional que combina com nossas características e com nossos valores.

Deixe uma resposta