Como estou ensinando Matemática em casa para Felice e Alice em 2014

A matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico são atualmente um dos carros chefes do nosso trabalho.

Alice tem 4 anos, e como é próprio da etapa, precisa exercitar o raciocínio com muitos materiais manipuláveis. Está consolidando princípios matemáticos partindo ainda do concreto e sente muita alegria em participar de atividades que envolvam jogos de raciocínio e comparação entre conjuntos e figuras.

Maria tem 6 anos e está já em uma etapa que exige uma sistematização do conhecimento. Adotamos os dois materiais didáticos abaixo. Deles extraímos as atividades pertinentes a etapa em que ela se encontra.

Ainda utilizamos jogos e atividades do cotidiano para estimular que os conceitos não se tornem uma abstração desconectada na realidade. Trabalhamos a matemática durante a feitura de receitas, comparamos medidas, aplicamos os princípios na organização da casa: correspondência entre membros da família e quantidade de pratos, correspondência entre pares de meias que devem ter o mesmo tamanho e mesmo padrão de estampa.

Além disso, criamos oportunidades para que as crianças progridam em seu desenvolvimento psicomotor que é fundamental para o raciocínio matemático.

Deixe uma resposta